O papel do contos de fadas no desenvolvimento das crianças

Por Fernanda Sarate

Os contos de fadas fazem parte de nosso imaginário e cultura. Mas, além de entreter, eles podem ter um importante papel no desenvolvimento das crianças. Saiba mais sobre como surgiram os contos de fadas e como eles podem auxiliar na formação das crianças.

conto de fadas

Os contos de fadas tradicionais

Em sua origem, os contos de fadas não eram destinados para o público infantil, mas aos adultos camponeses, abarcando histórias com temas como canibalismo, violência, adultério, que visavam, justamente, a realizar alertas sobre os perigos do mundo. Entretanto, à medida que surge uma nova classe social, a burguesia urbana, os contos de fadas passaram a ser adaptados e contados oralmente para as crianças.

Como nessa época o suporte para a transmissão das histórias era a oralidade, cada conto de fadas possuia muitas versões diferentes. A partir do século XVII, com Charles Perreault e os irmãos Grimm é que surgiram as primeiras coletâneas escritas dos contos de fadas. É nesse momento que eles passam a fazer parte de coletâneas, que os contos passam a receber filtros, reduzindo por exemplo a violência, e as lições de moral recebem maior destaque. Nesse campo, Hans Christian Andersen também merece destaque. Ele é considerado o “pai da literatura infantil” pois escrevia suas histórias especialmente pensando nas crianças.

Aguiar (2009, p. 78) argumenta que os contos de fadas seguem uma fórmula fixa: eles iniciam apresentando uma situação inicial que evolui para um conflito que demanda um processo de solução para, então, gerar um final feliz.

benefícios contos de fadas

A importância dos contos de fadas para a formação das crianças

Bettelheim (2004, p. 20) afirma que enquanto diverte a criança, o conto de fadas “oferece esclarecimentos sobre ela mesma, favorecendo o desenvolvimento de sua personalidade”. Ainda segundo o autor, os contos de fadas incentivam o desenvolvimento da imaginação e organizam a realidade da criança por meio da fantasia.

Com a leitura de contos de fadas, a criança vê representados no texto, simbolicamente, conflitos de seu cotidiano e encontra soluções e respostas visto que as histórias têm final feliz. Assim, os contos de fadas mostram às crianças que, sim, os problemas existem, mas que eles podem ser resolvidos. Apesar de, comumente, haver nas histórias seres ou objetos mágicos, os problemas que dão origem às narrativas são sempre reais (por exemplo, no caso de “João e Maria”, os pais que não têm condições de criar e alimentar seus filhos e acabam abandonando-os).

Esse autor afirma ainda que eles ajudam a desenvolver o intelecto da criança e a tornar mais claras as suas emoções, ajudando a aumentar a confiança da criança em si mesma e no futuro e que os contos de fadas falam simultaneamente com todos os níveis da personalidade da criança, transmitindo mensagens à mente consciente, pré-consciente e à inconsciente, falando ao ego e encorajando o seu desenvolvimento, enquanto ajudam a aliviar tensões e pressões pré-conscientes e inconscientes.

Apesar de seu apelo ainda atual, os contos de fadas tradicionais estão sendo adaptados a contextos mais contemporâneos e próximos do público, nos contos de fadas renovados ou revisitados. Faremos um novo post para falar sobre eles!

Referências bibliográficas

AGUIAR, Vera Teixeira de. Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2009.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
Corso, D. L. & Corso, M. (2006). Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s