Concurso literário O Mundo ao Contrário

Por Fernanda Sarate

Você gosta de escrever e se interessa pelo tema de realidades alternativas? Saiba como participar de uma antologia de contos O Mundo ao Contrário.

Sinopse da antologia

A realidade não é linear. Muito pelo contrário, cada decisão sua gera incontáveis resultados possíveis para o futuro. Quando se opta pela rodovia engarrafada, seu outro eu escolheu o caminho mais longo – porém chegou a tempo no trabalho. E isso acontece com tudo ao seu redor – direita ou esquerda, vestido azul ou vermelho, sim ou não. E vai além: os russos podem ter declarado território na Lua primeiro. Contudo, você não é capaz de ver o universo alternativo, a não ser que se permita enxergar as inúmeras facetas da realidade do Mundo ao Contrário.

 

Antologia "O Mundo ao Contrário"

Confira o edital:

1. O conto deverá estar dentro do tema proposto (realidades paralelas).
2. Cada participante poderá concorrer com apenas 1 (um) conto.
3. O conto deverá ter no máximo 13 mil caracteres com espaço.
4. O autor selecionado se compromete a pagar o valor único de R$ 60,00 (sessenta reais) referente às despesas de publicação. Por esse valor, o autor levará um exemplar da antologia (frete incluso).
5. O conto deverá ser enviado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1.5 entre linhas.
6. O conto e uma biografia do autor deverá ser enviado para o email: coletanea2016@gmail.com com cópia para antologias@portodelenha.com com o título CONTO PARA MUNDO AO CONTRÁRIO
7. Curta a página http://bit.do/b2YF7 e entre em contato para tirar dúvidas
8. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site da Porto de Lenha-Editora e na página do organizador, Maurício Coelho.

PRAZO: 22/05/2016 até 23/09/2016
RESULTADO: Até o dia 30/09/2016
PARA SABER MAIS:
História Alternativa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_alternativa
MEDEIROS, A. Ponto reverso. São Paulo: Andross Editora, 2014.
Universo Paralelo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo_paralelo_(fic%C3%A7%C3%A3o)

Algumas ideias para você se inspirar (por Leonardo Ribeiro):

  • O Brasil nunca deixou de ser monarquia.
  • Os povos americanos é que se expandiram e colonizaram Europa, Oceania e Ásia.
  • A China jamais abandonou as grandes navegações e colonizou o mundo todo.
  • Mouros e mongóis dominaram a Europa e depois o mundo. E o racismo funciona de forma reversa nessa realidade.
  • As outras espécies humanas jamais se extinguiram e temos Homo floresiensis (hobbits) na Oceania, Homo erectus na Ásia, Homo sapiens sapiens na África e Homo sapiens neandertalensis na Europa. Na América, as quatro espécies se digladiam, tendo vindo em migrações independentes.
  • O monoteísmo nunca passou de uma ou umas poucas seitas obscuras, com o politeísmo, panteísmo, panenteísmo, entre outras variantes sendo as religiões predominantes.
  • Todos os movimentos separatistas do Brasil foram bem sucedidos, havendo vários países lusófonos na América do sul. Enquanto isso, no Norte, Canadá são dois países (um que fala francês e outro que fala inglês) e a guerra civil americana realmente dividiu o país ao meio.
  • Nunca houve uma ditadura militar no Brasil, ocorreram as reformas de base, qualquer tentativa de golpe foi sufocada, o Brasil nunca passou por uma crise de hiperinflação e é um país de primeiro mundo e o Mercosul tem peso similar à União europeia, tendo o Real como moeda única.
  • A magia existe, é ensinada em cursos universitários e em cursos técnicos, e é usada em escala industrial, mudando totalmente a economia e as relações entre países.
  • O colapso ambiental correspondeu às previsões mais pessimistas e o mundo entrou em colapso ambiental irreversível em 21 de dezembro de 2012.
  • A preocupação com o meio ambiente se iniciou de forma forte já no início do processo de industrialização, de modo que a questão ambiental nunca chegou aos níveis críticos do mundo atual.
  • O istmo do Panamá nunca se formou, não alterando o clima pela alteração das correntes marítimas, de modo que o leste africano nunca ficou árido e a espécie humana nunca surgiu.
  • Humanos conseguem descobrir como viajar entre realidades alternativas, chegando a essa terra que não possui seres humanos.
  • O Brasil nunca saiu da ditadura militar, a hiperinflação continua a ser um problema e o Bolsonaro é o ditador do momento.
  • Em vez de uma ditadura militar, o Brasil passou por um período de ditadura comunista.
  • A família Real nunca veio ao Brasil, Portugal foi invadido por Napoleão, o Brasil passou a ser Colônia francesa e a língua oficial passou a ser o francês (que já era mesmo a língua mais falada, junto ao nheengatu, que nessa realidade, nunca foi extinta, existindo como segunda língua oficial, mas sendo cada vez menos usada).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s