O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

Por Fernanda Sarate

 “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito…” Tim Burton

orfanato_srta_peregrine

 

 

Sinopse

Esta obra, que combina ficção e fotografia, vai transportar o leitor para uma ilha sinistra no País de Gales, assolada pela Segunda Guerra Mundial. E é lá que o jovem Jacob Portman vai descobrir que existem muito mais coisas neste mundo do que ele pode imaginar. Abraham Portman era sua pessoa favorita em todo o mundo. O avô – que já havia lutado em guerras, cruzado oceanos, morado num circo e sobreviveria até mesmo na selva – vivia contando histórias fantásticas de seus tempos de orfanato, naquela ilha maravilhosa onde sempre era verão e ninguém jamais ficava doente ou morria. Jacob adorava ouvir as histórias sobre as crianças – chamadas de peculiares por seu avô – que podiam levitar, ou ficar invisíveis ou ainda eram mais fortes do que um exército. Mas o tempo passou, e Jacob parou de acreditar em contos de fada, até aquele dia. Ao encontrar o avô morto, Jacob mergulha numa busca por explicações de seu passado naquela tal ilha, que hoje era apenas povoada por escombros de um orfanato, o Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.
(Fonte: Editora Leya)

Nossa avaliação

Sim, o livro definitivamente poderia ter sido escrito por Tim Burton. Há momentos bastante sombrios e personagens estranhas o suficiente para isso. O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares fala sobre os horrores de uma guerra e da comovente relação entre Jacob e seu avô, sempre estando em uma fronteira muito tênue entre a realidade e o fantástico. O tom da narrativa é bastante convincente, em primeira pessoa, com momentos muito engraçados e outros tocantes, isso torna a leitura bastante fluida.

As fotografias são destaques do livro. Elas são imagens reais de colecionadores e do próprio autor do livro. Há imagens realmente sombrias e bizarras que  complementam ricamente a narrativa textual.

orfanato_srta_peregrine2

Fotografias reais e bizarras ilustram o livro

Há de se fazer uma ressalva, entretanto: o sombrio do livro não é o mesmo encontrado, por exemplo, em Stephen King, esse é um livro infantojuvenil, então no lugar de uma obscuridade mais profunda, há aventura e fantasia. Isso não é um ponto negativo, só é preciso nivelar a expectativa.

A edição da Leya está linda, capa e contracapa em sépia, aberturas de capítulos com rebuscados arabescos, as páginas com as fotografias antigas, toda a linguagem visual do livro está alinhada à narrativa e instiga ainda mais a leitura.

Antes de iniciar a leitura, é importante também saber que essa não é uma aventura de volume único, haverá continuação. Assim, muito dos mistérios se resolvem ao longo dessa primeira narrativa, mas há muitas outras coisas que ficaram para os próximos dois volumes. O segundo livro da série, Cidade dos Etéreos, já foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca.

O filme

A narrativa está sendo adaptada para o cinema  por Tim Burton – é claro!
Eva Green (de Penny Dreadful), interpretará a srta. Peregrine. Também fazem parte do elenco Judi Dench e Samuel L. Jackson. A estreia no Brasil está prevista para dezembro de 2016.

 

Livro: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Tradutor: Edmundo Barreiro e Marcia Blasques
Editora: Leya
Número de páginas: 336

Classificação:

figura1

 

 

Se você também faz parte do time que prefere ler o livro antes de assistir ao filme, corra e aproveite as edições originais, sem capa com cartaz do filme!

Anúncios

2 comentários sobre “O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

    • Oi, Gislaine! Ele é super bom de ler, se você curte o gênero, vai gostar bastante! O bom é que a Intrínseca, que lançou a sequência, também caprichou no projeto gráfico do livro, está lindo! E tem a adaptação do Tim Burton, estamos em grande expectativa! Que bom que gostou da resenha! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s