O triste fim do menino Ostra e outras histórias, de Tim Burton

Por Fernanda Sarate

Você sabia que Tim Burton lançou um livro com poemas e ilustrações suas? Confira a nossa resenha especial de Halloween do livro O triste fim do menino Ostra e outras histórias.

Quem é Tim Burton

Além de nosso muso 😉 Tim Burton é um cineasta que imprime uma marca autoral em todas as suas obras, mesclando terror com um humor bem peculiar. É diretor de filmes como Os Fantasmas se Divertem, Batman, Edward, Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Noiva Cadáver, Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e Alice no País das Maravilhas. Além disso, atuou como produtor de O Estranho Mundo de Jack.

Tim Burton

Em diversos desses projetos, ele trabalhou com o ator Johnny Depp (outro de nossos musos 🙂 ) e com Danny Elfman (é dele, por exemplo, a trilha de Os Simpsons) compondo as trilhas de seus filmes.

Com estreias para 2016, estão dois aguardados projetos de Tim Burton: a adaptação cinematográfica do livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children) e Alice Através do Espelhoa esperada sequência de Alice no País das Maravilhas.

E se você também é fã dele, prepare-se: em 2016, São Paulo receberá a exposição O Mundo de Tim Burton no MIS. A exposição já passou por diversos locais do mundo e traz em suas instalações os bastidores e curiosidades da carreira de Burton.

E para essa data, escolhemos falar do livro desse mestre do Halloween – do Halloween no Halloween, do Halloween no Natal, com ele, é Halloween o ano inteiro!

O triste fim do menino Ostra e outras histórias

Livro lançado em 2007 composto por 23 poemas escritos e ilustrados pelo Tim Burton. Difícil enquadrá-lo em uma categoria apenas. Ele pode ser para crianças, embora traga alguns temas mais pesados e até politicamente incorretos (mas do jeito característico do cineasta), há poeminhas curtos que ficam ainda mais divertidos a ilustração das suas personagens. Ele pode ser para adultos, embora também traga a simplicidade e a ludicidade do universo infantil. Ele possui passagens tristes e passagens engraçadas. Em suma, ele é uma ótima incursão no mundo de Tim Burton.

o_triste_fim_do_pequeno_menino_ostra_tim_burton

Cada poema apresenta uma personagem única, bizarra e intrigante criada por Burton, há, por exemplo, o Menino Robô (resultado da insólita reunião carnal de sua mãe e de seu forno micro-ondas), o Menino Múmia (que é confundido com o objeto a ser perfurado na brincadeira de pinhata das crianças que – surpresa! – encontram insetos e não doces em sua cabeça) e o Menino Palito que – literalmente – queima de paixão pela Garota Fósforo.

Alguns dos poemas foram livremente adaptados para pequenas animações, confira dois exemplos:

O projeto gráfico do livro é caprichado. Seus poemas são curtos são curtos, melancólicos, engraçados, sonoros e surreais, comumente permeados por temas como o conflito nas relações afetivas.

A tradução de poemas é algo sempre delicado. A tradução feita por Márcio Suzuki primou por manter, até onde foi possível, os jogos de palavras e figuras de linguagem que são muito utilizados na escrita de Burton.

Livro: O triste fim do pequeno menino Ostra e outras histórias
Autor: Tim Burton
Tradutor: Márcio Suzuki
Editora: Girafinha
Número de páginas: 123

Classificação:

figura1

 

 

Leitura imperdível para todo e qualquer fã de Tim Burton!

Anúncios

2 comentários sobre “O triste fim do menino Ostra e outras histórias, de Tim Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s