Entrevista com Fernanda Takai

Por Fernanda Sarate

O Para ler e ver é também para ouvir! Estamos lançando hoje, em grande estilo, essa nova categoria do blog, com uma entrevista com a Fernanda Takai, que fará show de seu novo álbum Na Medida do Impossível, em Porto Alegre, no dia 07 de agosto.

Como sempre, vamos ao confessionário para dizer que este não é um texto imparcial, somos mesmo fãs da Fernanda Takai. Acompanhamos o Pato Fu (banda na qual Fernanda é vocalista) desde seus primeiros shows aqui em Porto Alegre. Ficamos ansiosos com os hiatos entre os novos álbuns e deslumbrados quando eles são lançados. Além da qualidade musical, a banda toda tem a aura de “gente boa”, o que, infelizmente, não é tão comum quanto gostaríamos; e essa aura é confirmada pelos relatos de outros fãs que encontramos em shows e, agora, na super simpatia da Fernanda e de sua assessoria de imprensa que aceitaram fazer uma rápida entrevista aqui para o blog!

Fernanda Takai

A Fernanda é vocalista da banda mineira Pato Fu, além de ser compositora e cronista. Em 2001, Fernanda foi eleita uma das 10 melhores cantoras do mundo, conforme a revista Time.
Em 2007, iniciou, em paralelo, a sua carreira solo, com o lançamento do álbum Onde Brilham os Olhos Teus, no qual ela canta Nara Leão – tendo sido eleito o melhor disco de MPB do ano, segundo a Associação Paulista de Críticos de Arte. Ainda em 2007, Fernanda lançou seu primeiro livro, Nunca subestime uma mulherzinha, com crônicas e contos publicados em jornais de grande circulação do país.
Em 2009, lançou novo disco solo, Luz Negra, interpretando canções bastante ecléticas como Ben, de Michael Jackson e Ordinary World, de Duran Duran.
Em 2011 Fernanda lançou seu segundo livro, A mulher que não queria acreditar. No ano seguinte, ela gravou um disco com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers.
E, em 2014, lançou o álbum Na Medida do Impossível, seu primeiro disco autoral. Com ele a cantora ganhou os prêmios de “Melhor Álbum”, na categoria “Canção Popular”, e “Melhor Projeto Visual” pelo Prêmio da Música Brasileira.

Na medida do Impossível

fernanda-takai-capa

Conforme a própria Fernanda, “tudo à primeira vista parece meio caótico musicalmente, mas foi pelas arestas que encontrei o encaixe de mundos tão distintos. Não pelo insólito. Pela nobreza de cada voz, compositor e músico que participa desse caminho”. O disco conta com 13 músicas, entre inéditas e regravações, e diversas parcerias inusitadas, entre elas Pitty, Marina Lima, Marcelo Bonfá, Zélia Duncan, Samuel Rosa e o Padre Fábio de Melo.

No vídeo a seguir, é possível conhecer um pouco do processo de criação e de produção do álbum.

fernanda_takai_video_

Entrevista

Este é o seu primeiro disco autoral. Poderia contar um pouquinho o que foi diferente em seu processo de criação e de produção dos demais álbuns?

Quando recebi o convite para gravar “Onde Brilhem Os Olhos Seus”, em homenagem à Nara Leão, achei que seria um trabalho isolado, não pensava em seguir uma carreira solo. Mas as oportunidades foram surgindo a partir desse disco, recebi mais convites, outro público começou a conhecer o meu trabalho… Isso foi se desdobrando e acontecendo naturalmente. Como componho sempre para o Pato Fu, a carreira solo era mais como intérprete, mas com o tempo veio a vontade de mostrar um lado autoral, com canções que não cabiam no repertório da banda. Então fiz uma lista de músicas e também listei os nomes que gostaria de trabalhar junto, seja como parceiros nas composições ou para cantar comigo. Entrei em contato pessoalmente, um a um, e todos aceitaram, para a minha sorte.

O show ocorrerá em um dos teatros mais tradicionais e queridos de Porto Alegre. Você já conhecia o Theatro São Pedro? Como foi a escolha do local para esse show?

Sim, já me apresentei muitas vezes no São Pedro com outros artistas e gravando um especial do Altas Horas uma vez. Só que esta é a primeira vez que realizo um espetáculo só meu. Eu vinha namorando uma data no Theatro há muito tempo, finalmente conseguimos!

Você também tem uma carreira literária. O que difere o processo de criação de um álbum do de um livro? Em Porto Alegre, temos uma tradicionalíssima feira do livro. Já pensou em participar?

Escrevi durante seis anos uma coluna semanal no jornal e colaborei eventualmente com algumas revistas. São processos muito diferentes para mim. Só pra se ter uma ideia, no Pato Fu, quando componho com John faço mais as melodias e harmonias. O que acho que acontece é que para escrever bem – seja um texto acadêmico, uma entrevista, uma letra de música, uma crônica… – É preciso ser um bom leitor. Quando eu escrevia minha coluna semanal nos jornais não necessariamente eu também fazia uma nova canção. Tudo girava mais em função do cronograma da publicação. Eu tinha a disciplina e compromisso de entregar um texto digno do espaço do dia certo até determinada hora. Na música temos um tempo diferente. A não ser que seja uma trilha de espetáculo ou filme pra tevê, há mais procrastinação…

Já estive na Feira do Livro como leitora mesmo. Seria ótimo participar de alguma edição no futuro. Ainda não tenho nenhum projeto literário novo à vista, então vai demorar um tiquinho. É bacana percorrer as feiras quando estamos em lançamento.

Poderia deixar um recado para os fãs de Porto Alegre?

Queridos, vocês sabem o quanto gosto de tocar na cidade de vocês e quantos amigos tenho por aí. Espero todos para esse show que considero um dos mais bonitos da minha carreira.

O show

O show da turnê Na Medida do Impossível ocorrerá no dia 07 de agosto, 21h00min, no Theatro São Pedro. Acompanharão Fernanda: Larissa Horta (baixo e vocais), Lenis Rino (bateria e vocais), Lulu Camargo (teclado e gaita) e Tiago Borba (guitarra, violões e vocais). Os ingressos estão disponíveis para venda no local e neste link.

Nossa recomendação: se você é fã do Pato Fu, compre já o seu ingresso. Se você é fã da Fernanda  Takai, compre já o seu ingresso. Se você aprecia boa música, compre já o seu ingresso. Se você não conhece, não perca a oportunidade e compre já o seu ingresso. 🙂

 

Anúncios

2 comentários sobre “Entrevista com Fernanda Takai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s