Série Mundo de Oz: o resgate do universo criado por Baum

Por Fernanda Sarate

Série Mundo de Oz traz livros de L. Frank Baum, até então inéditos no Brasil.

Sempre fui fã de O Mágico de Oz. Fico encantada com a construção magnifica que L. Frank Baum fez de todo um universo com códigos e características tão próprios. As personagens são cativantes, os diálogos, embora simples, contêm alguns jogos interessantes de se desvendar.

Assim, na 4ª Odisseia de Literatura Fantástica, que ocorreu neste ano em Porto Alegre, entre diversos atrativos, um dos momentos que mais gostei foi o bate-papo “O outro lado de Oz”, com os queridos Bruno Anselmi e Carol Chiovatto. A Carol é a tradutora da série Mundo de Oz, da editora Vermelho Marinho e o Bruno é co-editor de uma coleção interessantíssima dessa mesma editora que resgata grandes obras da literatura que, por algum motivo, ficaram esquecidas no tempo.

Você pode estar pensando: o que uma obra tão conhecida quanto O Mágico de Oz está fazendo nessa coleção de obras esquecidas? A verdade é que, apenas o primeiro livro da série criada por Baum é, fato, familiar do grande público.

serie_mundo_de_oz


Você sabia que Baum escreveu 14 livros sobre Oz?

E, após sua morte, outros escritores continuaram escrevendo sobre o universo de Oz, há, pelo menos, cerca de 30 outros livros relacionados à criação original de Baum. Porém, essa coleção da Vermelho Marinho promete ser a primeira no Brasil que publica todos os 14 livros originais, boa parte deles não havia recebido edição nacional até hoje, acreditam?

Série Mundo de Oz

Já na Odisseia de Literatura Fantástica, após o bate-papo já citado, fomos no estande da editora e conversamos rapidamente com a Carol. Ali mesmo, já compramos os três volumes que haviam sido lançados: O Maravilhoso Mágico de Oz, A Maravilhosa Terra de Oz e Ozma de Oz.

Alguns diferenciais bacanas dessa série:

1) Tradução: percebe-se que a tradução das obras foi bastante cuidadosa. Ao final de cada volume, há algumas notas que explicam algumas escolhas de tradução mais difíceis, por exemplo, em nomes de personagens, por meio dos quais Baum fazia brincadeiras e jogos (o nome da protagonista mesmo, é uma das brincadeiras mais simples: Dorothy Gale (gale, em inglês, é “furacão”, “ventania” e outros similares. E foi por meio desses fenômenos que Dorothy foi levada a Oz). O texto é bom de se ler, você não percebe que é uma tradução, parece mesmo que foi escrito originalmente em português em função de sua fluidez.

2) Ilustrações: quando criou o mundo de Oz, Baum buscava criar um novo tipo de conto de fadas. Para Baum, as histórias voltadas às crianças não poderiam trazer cenas horripilantes que tirassem o seu sono. Dessa forma, as ilustrações dessa edição, feitas pela ilustradora Dandi, trazem uma Dorothy e seus companheiros em versão infantil, as capas são bem coloridas, há ilustrações de mapas e materiais complementares ao texto.

magico-de-oz

Vejam a versão querida da ilustradora Dandi para os famosos personagens de Oz!

3) Flipbook: um detalhe charmoso dos livros é que, na margem externa, eles possuem ilustrações sequenciais que, quando você folheia com rapidez, dão a impressão de que estão em movimento e são animadas  (por exemplo, no primeiro livro, o balão de Oz “voa”).

serie-mundo-de-oz

O balãozinho no canto da página “voa” por meio do efeito de flipbook

4) Textos complementares: em todos os livros há introdução e posfácio que trazem informações complementares sobre Baum, as obras e o mundo de Oz.

5) O ineditismo: é fantástico poder conhecer outras histórias do mundo de Oz e constatar que, embora longa, ela vai se tornando cada vez mais interessante. A cada livro o autor vai fornecendo detalhes sobre o universo criado por ele, que enriquecem a experiência de leitura. Novos personagens, locais e situações vão sendo apresentados de forma muito natural e fluida. Os livros possuem, em média, 200 páginas, que foram devoradas muito rapidamente por nós. E pensar que, o autor finalizou a série em 1920 e que, até então, esse material permaneceu inédito no Brasil!

Um aviso: Baum destinou sua obra às crianças, mas a crianças de qualquer idade. Assim como ocorre, por exemplo, com Alice no País das Maravilhas, o Mundo de Oz possui diversas camadas que suscitam diferentes interpretações, é um texto muito rico, repleto de figuras de linguagem, trocadilhos e sentidos, sendo recomendado para qualquer pessoa que goste de boa literatura e se interesse pelo universo do fantástico.

Então, se for o caso, dispa-se de qualquer preconceito e permita-se adentrar nesse mundo tão rico e requintado criado por Baum. Afinal, diferentemente de Dorothy, você não precisa aguardar um furacão para ir para Oz, abra o primeiro livro e boa viagem!

 

Livro: Série Mundo de Oz (lidos até o momento: O Maravilhoso Mágico de Oz, A Maravilhosa Terra de Oz e Ozma de Oz.)
Autor: L. Frank Baum
Tradutor: Carol Chiovatto
Ilustrador: Dandi
Editora: Vermelho Marinho
Número de páginas: cada livro possui, em média, 200 páginas

Classificação:

barney_stinson

 

A série é ricamente ilustrada, possui tradução muito boa e traz, pela primeira vez em língua portuguesa, todos os 14 livros concebidos por Baum. A leitura é muito leve e fluida e o conteúdo do texto, riquíssimo e muito divertido. Achamos tudo, realmente, legendary e queremos muito ler os próximos livros da série!

Anúncios

4 comentários sobre “Série Mundo de Oz: o resgate do universo criado por Baum

  1. O Mágico de Oz foi o primeiro livro que li na minha vida. Foi uma experiência tão marcante quanto ter um pai e uma mãe. Minha mente se abriu e aquela escuridão dentro de mim se foi. Desde então não parei de ler. Fiz uma lista dos melhores clássicos do mundo e fui um por um, subindo as escadas. Hoje, leio com menos voracidade, mas quando relembro deste livro O Mágico de Oz, é como se ele gritasse: me coma inteiro novamente. E assim renasce meu eu leitor a cada estação do ano. Abrs. http://www.ranchodascronicas1.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s