Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams

Por Fernanda Sarate

“Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” – O autor.

Antes de prosseguirmos número 1:

é importante dizer: sou fã do Douglas Adams, então saiba que este não é um post imparcial. 🙂

Antes de prosseguirmos número 2:

Um pouco sobre Douglas Adams

Douglas Adams, escritor inglês, nascido em 1952, é mundialmente conhecido por sua série O Mochileiro das Galáxias. Além disso, ele escreveu esquetes para o Monty Python’s Flying Circus e episódios para a série Doctor Who (da qual também foi editor de roteiros). Adams  escreveu um dicionário de palavras inventadas, The Meaning of Liff e participou da produção de games como Bureaucracy e Starship Titanic. Em 25 de Maio comemora-se o Dia da Toalha, ou Dia do Orgulho Nerd, também em homenagem ao Mochileiro das Galáxias e a seu autor. Neil Gaiman (sim, Neil Gaiman!) escreveu um livro sobre Adams e sua obra, Não Entre Em Pânico: Douglas Adams & O Guia Do Mochileiro Das Galáxia.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o porque ele é incrível, podemos seguir. 🙂

O livro

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently foi originalmente publicado em 1987, seguido por The Long Dark Tea-Time of the Soul, sua sequência, em 1988. Conforme o próprio autor, o livro é um “colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives”. #DouglasAdamsSendoDouglasAdams 🙂

agencia_de_investigacoes_holisticas_dirk_gently

No livro, lançado neste ano pela Editora Arqueiro, Richard MacDuff, um engenheiro de computação perfeitamente normal (exceto, talvez, pelo fato de ter um sofá preso no meio do lance de escadas que leva a seu apartamento) deixa uma mensagem na secretária eletrônica de sua namorada, Susan, da qual arrepende-se logo em seguida. Assim, ele toma a decisão mais sensata e natural possível: escalar o prédio de Susan para invadir o seu apartamento e roubar a fita com a gravação.

Porém, Richard não sabia que estava sendo observado por Dirk Gently, um ex-colega de faculdade que bisbilhotava na vizinhança, como todo bom detetive que se preze. Nesse meio tempo, o chefe de Richard é assassinado e ele acaba se tornando um dos suspeitos do crime, o que leva Richard a solicitar, ou melhor, a concordar, em contratar os serviços de investigação de Gently.

Acontece que Gently, não é um detetive qualquer. Ele é um detetive holístico. O que é um detetive holístico? Fico feliz que você tenha perguntado. Conforme é explicado por Dirk no livro, o termo “holístico” se refere à sua “convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas”. Para ele “a solução fundamental para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se entrelaça e se configura o todo. As conexões entre causa e efeito são geralmente mais sutis e complexas do que poderíamos supor com nossa compreensão rudimentar do mundo físico”. Por exemplo, se você vai “a um acupunturista com uma dor de dente e, em vez de tratar sua boca, ele enfia uma agulha na sua coxa. Você sabe por que ele fez isso? Nem eu, mas é o que pretendemos descobrir”. #DouglasAdamsSendoDouglasAdams 🙂

Dessa forma, Dirk percebe uma interconexão entre as atitudes estranhas de Richard, um truque de mágica feito por um ex-professor e o assassinato do chefe do amigo.

É preciso dizer que, assim como nos demais livros do autor, há muito humor inserido na narrativa. Imagino que, em breve, receberei uma notificação dos demais passageiros dos ônibus nos quais circulo, solicitando que eu não leia mais os livros do autor em meus trajetos. É constrangedor, mas, em certas passagens, é impossível não rir com o humor nonsense e sofisticado de Douglas Adams.

O livro aborda, ainda, casos de gatinhos desaparecidos, viagens no tempo, hipnose e possessões, truques de mágica e o poeta S. T. Coleridge. Pode parecer estranho, mas, no final, você vai perceber que tudo é, de fato, holístico e com uma interconexão fundamental na obra.

Adaptações

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently foi adaptado para uma série radiofônica, pela BBC, em 2007. E, em 2010, também pela BBC, foi lançada uma série de TV que, infelizmente, tem apenas quatro episódios em sua única temporada. Há rumores de que pode, em breve, será lançada sua versão em graphic novel.

Relação com Doctor Who

Não quero dar spoiler, mas é preciso dizer que há uma interconexão fundamental entre o Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently e Doctor Who! Sugiro que, antes de ler esse livro, você leia o Shada (livro da Suma das Letras que traz um roteiro adaptado de episódios escritos por Douglas Adams para Doctor Who). É um detalhe na história, mas que a torna ainda mais rica e interessante e que pode ajudá-lo a desvendar alguns segredos da narrativa antes mesmo de Dirk Gently!

doctor_who_logo

 

Livro: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 240

Classificação:

barney_stinson

 

É Douglas Adams, lógico que é legendary! Aguardo ansiosamente a Editora Arqueiro publicar o segundo livro sobre as aventuras holísticas de Dirk!

Anúncios

2 comentários sobre “Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s