Saiba como foi o bate-papo sobre Literatura Fantástica promovido pela Cameron e Editora LeYa

Por Fernanda Sarate

Enéias Tavares, Leonel Caldela e Marcelo Moreira falaram sobre literatura fantástica e sobre os seus projetos, com a mediação do Affonso Solano.

Estivemos presentes no bate-papo sobre literatura fantástica promovido pela Editora LeYa e Livraria Cameron. Apesar de ocorrer em uma noite de sexta-feira repleta de opções na cidade, o bacana foi que o local estava lotado!

Enéias Tavares, Leonel Caldela e Marcelo Moreira falaram sobre literatura fantástica e sobre os seus projetos, com a mediação do Affonso Solano.
Enéias Tavares, Leonel Caldela e Marcelo Moreira falaram sobre os seus projetos, com a mediação do Affonso Solano.

Leonel Caldela é autor da “Trilogia da Tormenta“, do “O Caçador de Apóstolos” e do “Deus Máquina“. Ele explicou que começou a se interessar por fantasia por meio do RPG – prática que ele recomenda como forma para se aprender a criar em conjunto, por ser um laboratório de escrita e de colaboração contínua.

Livro "O Código Élfico", faz parte da "Trilogia da Tormenta".

Livro “O Código Élfico”, faz parte da “Trilogia da Tormenta”.

Já o interesse de Enéias pela literatura fantástica se deu por meio dos quadrinhos. Nomes como Neil Gaiman e Alan Moore foram citados como algumas das referências do doutor em letras e autor de “A lição de anatomia do temível Dr. Louison” (livro da série ‘Brasiliana Steampunk‘) que recebeu inspiração de “A Liga Extraordinária”, por também mostrar a reinvenção de personagens da literatura. Enéias falou sobre seu livro, que reinterpreta os heróis da literatura brasileira do século 19 em um cenário steampunk.

O livro "A lição de anatomia do temível Dr. Louison" venceu concurso nacional promovido pela Fantasy.

O livro “A lição de anatomia do temível Dr. Louison” venceu concurso nacional promovido pela Fantasy.

Marcelo Moreira, que é mais conhecido por sua carreira musical (já tendo tocado bateria com o Angra, Shaman, entre outras bandas de heavy metal), falou sobre o seu projeto transmídia “Alma Celta”, que se estende por meio da literatura, música, quadrinhos, RPG, entre outras plataformas.
O livro, que tem sua trama profundamente baseada na mitologia céltica, é acompanhado por um CD, com músicas especialmente compostas para complementar a experiência da leitura. O projeto também está sendo complementado por um espetáculo, que, nas palavras de Marcelo, será uma espécie de “Cirque du Soleida ópera rock.

Livro "Alma Celta".

Livro “Alma Celta”.

Affonso Solano, que é um dos criadores do site e podcast Matando Robôs Gigantes e autordo livro “O Espadachim de Carvão” – além de ilustrador e coordenador do selo Fantasy, da editora LeYa, mediou a conversa e falou um pouco do seu livro, que também tem forte influência do universo do RPG. Uma curiosidade: as ilustrações do livro também foram feitas pelo Affonso.

livro "O Espadachim de Carvão", de Affonso Solano.

livro “O Espadachim de Carvão”, de Affonso Solano.

O bate-papo teve duas horas de duração e poderia se estender ainda mais, assunto não faltou. Foi muito bacana para conhecer novos autores e obras de literatura fantástica que estão sendo produzidas no país – quando se sabe que o mercado editorial enfrenta uma crise, é ótimo conhecer projetos nacionais inovadores que estão dando certo!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Saiba como foi o bate-papo sobre Literatura Fantástica promovido pela Cameron e Editora LeYa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s