Por Fernanda Sarate
Enéias Tavares, Leonel Caldela e Marcelo Moreira falaram sobre literatura fantástica e sobre os seus projetos, com a mediação do Affonso Solano.
Estivemos presentes no bate-papo sobre literatura fantástica promovido pela Editora LeYa e Livraria Cameron. Apesar de ocorrer em uma noite de sexta-feira repleta de opções na cidade, o bacana foi que o local estava lotado!
Enéias Tavares, Leonel Caldela e Marcelo Moreira falaram sobre os seus projetos, com a mediação do Affonso Solano.
Leonel Caldela é autor da “Trilogia da Tormenta“, do “O Caçador de Apóstolos” e do “Deus Máquina“. Ele explicou que começou a se interessar por fantasia por meio do RPG – prática que ele recomenda como forma para se aprender a criar em conjunto, por ser um laboratório de escrita e de colaboração contínua.
Já o interesse de Enéias pela literatura fantástica se deu por meio dos quadrinhos. Nomes como Neil Gaiman e Alan Moore foram citados como algumas das referências do doutor em letras e autor de “A lição de anatomia do temível Dr. Louison” (livro da série ‘Brasiliana Steampunk‘) que recebeu inspiração de “A Liga Extraordinária”, por também mostrar a reinvenção de personagens da literatura. Enéias falou sobre seu livro, que reinterpreta os heróis da literatura brasileira do século 19 em um cenário steampunk.

O livro “A lição de anatomia do temível Dr. Louison” venceu concurso nacional promovido pela Fantasy.
Marcelo Moreira, que é mais conhecido por sua carreira musical (já tendo tocado bateria com o Angra, Shaman, entre outras bandas de heavy metal), falou sobre o seu projeto transmídia “Alma Celta”, que se estende por meio da literatura, música, quadrinhos, RPG, entre outras plataformas.
O livro, que tem sua trama profundamente baseada na mitologia céltica, é acompanhado por um CD, com músicas especialmente compostas para complementar a experiência da leitura. O projeto também está sendo complementado por um espetáculo, que, nas palavras de Marcelo, será uma espécie de “Cirque du Solei” da ópera rock.
Affonso Solano, que é um dos criadores do site e podcast Matando Robôs Gigantes e autordo livro “O Espadachim de Carvão” – além de ilustrador e coordenador do selo Fantasy, da editora LeYa, mediou a conversa e falou um pouco do seu livro, que também tem forte influência do universo do RPG. Uma curiosidade: as ilustrações do livro também foram feitas pelo Affonso.
O bate-papo teve duas horas de duração e poderia se estender ainda mais, assunto não faltou. Foi muito bacana para conhecer novos autores e obras de literatura fantástica que estão sendo produzidas no país – quando se sabe que o mercado editorial enfrenta uma crise, é ótimo conhecer projetos nacionais inovadores que estão dando certo!
Olá!
Eu sou apaixonada por literatura fantástica e adorei esse post! Os autores realmente são grandes talentos, temos que valorizá-los pois a literatura nacional tem melhorado muito a cada ano.
BJOS!
luadeneon.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, agora quero ler todos esses livros!
CurtirCurtir